Inovações no delivery: conheça as novidades tecnológicas que já estão no mercado
A tecnologia está mudando o estilo de vida e a expectativa das pessoas, consequentemente as relações de consumo e o ritmo do mercado, que tem se tornado cada vez mais exigente.
O delivery faz parte disso, afinal, nos últimos anos esse modelo de serviço foi impulsionado não apenas pelo isolamento social, mas graças às inovações tecnológicas, que trouxeram mudanças relevantes ao mercado.
Muitos lojistas foram ágeis em se adaptar aos novos modelos de experiência de consumo, abraçando as inovações que estão garantindo o crescimento da sua marca. Continue conosco e saiba mais sobre este tema super relevante para o futuro do mercado.
Você vai ler sobre:
- Inovações tecnológicas: as novas tendências de mercado
- Veículos autônomos de entrega
- Identificação e rastreamento por radiofrequência
- Entrega com drones
- Automatização no armazenamento de produtos
- Blockchain ou “bloco de dados”
- Visão computacional
- Box responde
Inovações tecnológicas: as novas tendências de mercado
A inovação surge em qualquer mercado como uma espécie de ecossistema disruptivo que chega para trazer novidades e fazer com que as empresas se adaptem às novas tendências e necessidades dos seus consumidores e cresçam em seu nicho de atuação.
O delivery chegou como um bom exemplo de inovação, porém, tornou-se uma necessidade para todo e qualquer negócio que deseja expandir sua área de atuação, atender melhor o seu público, garantir sua presença no mercado e sua fatia no faturamento bilionário que ele tem proporcionado.
Não é à toa que o delivery está entre as principais tendências do mercado para 2023. Leia nossa matéria aqui no blog da Box e fique por dentro!
E embora sua atuação ainda seja maior no ramo de restaurantes, o serviço já tem conquistado públicos em mercados, farmácias, lavanderias e outros empreendimentos, facilitando a vida do cliente e trazendo mais lucros para os lojistas.
Se o seu negócio ainda não oferece um serviço adequado e eficiente para você e seus clientes, clique aqui e conheça os benefícios de um delivery eficiente para o seu comércio.
Agora confira as principais tendências tecnológicas que prometem impactar o mercado de entrega no varejo, de acordo com uma pesquisa realizada pela GlobalData.
Veículos autônomos de entrega
Você não entendeu errado! Sim, estamos falando de veículos com direção independente, ou seja, que dispensam a necessidade de um condutor. Esse modelo de inovação não é coisa de ficção científica e já existe!
A primeira entrega comercial com um veículo de direção independente foi realizada em 2016 pela Uber, em parceria com a Otto, em um percurso que atingiu quase 200 quilômetros.
E segundo informações da empresa de consultoria Gartner Group, a condução autônoma é uma tendência já para os próximos dez anos e 10% dos veículos já sairão de fábrica com a capacidade de direção independente.
Hoje, o Last Mile é uma tecnologia fundamental para o sucesso das entregas, e é usado por grandes empresas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. A Box Delivery está entre os grandes negócios que utilizam essa tecnologia.
Através do last mile, o lojista poderá garantir a qualidade do seu delivery com uma entrega bem feita e dentro do prazo estipulado, estimulando a boa experiência de consumo e fidelização do seu cliente.
Por isso, essa é considerada a etapa mais importante de compra, uma vez que as condições do produto e o prazo de entrega são decisivos para a satisfação e consequentemente, boa avaliação do consumidor.
Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira nossa matéria e descubra como a Box Delivery colocou o last mile a disposição do seu negócio.
Identificação e rastreamento por radiofrequência
Utilizadas para monitorar em tempo real a localização das mercadorias, essa tecnologia tem sido um dos investimentos usados pelos varejistas, uma vez que os ajuda a minimizar erros no gerenciamento de estoque, devoluções e até roubo de produtos.
A tecnologia facilita o rastreamento da mercadoria em todo o processo de entrega, desde o depósito, condições de armazenamento e até detalhes como temperatura e manuseio dos produtos, até sua movimentação em direção ao destinatário.
Além disso, os varejistas podem gerenciar online todos os dados de estoque com mais facilidade tendo acesso a informações importantes, como por exemplo, quais produtos precisam de reposição, quais são os mais vendidos e em quais lojas (se físicas ou online), etc.
Entrega com drones
Segundo informações de uma pesquisa realizada pela GlobalData, a entrega por drones já faz parte do cenário global do mercado varejista, onde 36% dos consumidores no Reino Unido consideraram a possibilidade de receber pequenos pedidos através de drones.
O interesse nesse tipo de entrega, que dispensa o contato humano cresceu durante o período da pandemia de covid-19, por ser considerado mais higiênico e menos arriscado devido dispensa do contato entre pessoas.
Porém, este modelo ainda não é a opção de investimento mais considerada pelos varejistas, uma vez que os clientes têm a tendência de nutrir expectativas na entrega gratuita e o serviço não sairia barato para o empreendedor.
Ainda assim, testes estão sendo feitos no setor de varejo para uma possível expansão no futuro das entregas por delivery.
Automatização no armazenamento de produtos
Ou automação de armazéns, utiliza a tecnologia robótica nas cadeias de armazenamento de produtos e até nos processos de atendimento de pedidos, já sendo usada por alguns varejistas ao longo dos anos.
Essa tecnologia otimiza os processos desde a coleta e embalagem de produtos em armazéns e centros de distribuição e atendimento, até a entrega automatizada utilizando os veículos autônomos. Vale ressaltar que tudo isso ainda conta com a intervenção humana no monitoramento da inteligência artificial.
Em 2020 a Ocado inaugurou o seu primeiro armazém robótico da América do Norte. O depósito é usado pela empresa Empire no serviço de entrega por delivery de supermercados online. Nos EUA a empresa The Kroger Co. lançou em 2021 o seu primeiro depósito online automatizado. Outras empresas na França e Canadá também já utilizam a tecnologia.
E por falar em armazenamento de produtos, você sabe como escolher a melhor embalagem para o seu delivery? Confira nossa matéria no blog da Box e descubra como essa escolha pode melhorar as vendas do seu restaurante.
Blockchain ou “bloco de dados”
Conhecido como “livro-razão imutável”, essa tecnologia é usada para registrar todas as transações, controlar ativos tangíveis e intangíveis ou itens de qualquer valor que possam ser comercializados.
O uso do blockchain reduz os riscos e os custos para todas as partes envolvidas no empreendimento, uma vez que a informação já é o motor que impulsiona os negócios na era da internet. Quanto mais rápido e preciso, melhor.
As informações armazenadas ajudam os varejistas a rastrear a origem do estoque, controlar as vendas, garantir maior segurança alimentar, aprimorar a rastreabilidade do produto desde sua matéria prima até o produto final.
Tudo isso feito de forma virtual, facilitando ainda mais a tomada de decisões e contato com fornecedores, por exemplo, por isso empresas do mundo inteiro estão adotando essa tecnologia.
Visão computacional
É a união de uma área da ciência da computação aliada a inteligência artificial usada para obter informações relevantes para o seu negócio através da captação de imagens ou vídeos de maneira significativa.
A visão computacional é capaz de informar ao varejista a quantidade de estoque em um determinado centro de distribuição e assim, ajustar as cadeias de suprimentos de acordo com a demanda do seu negócio.
Todas essas informações foram obtidas e adaptadas através do relatório Delivery Innovation in Retail, produzido pela GlobalData Thematic Research.
Agora que você já sabe o que o futuro da tecnologia reserva para o mundo dos negócios, comece a inovar adotando as tendências tecnológicas que estão ao seu alcance. Conheça as soluções Box Delivery que já garantem o sucesso de seus clientes e junte-se a nós! Visite nosso site e conheça as vantagens de ser um lojista parceiro.
Box Responde
- Qual o futuro do delivery?
O delivery continuou crescendo mesmo no período pós pandemia e de acordo com especialistas, tem tudo para continuar crescendo, por isso está entre as principais tendências de mercado para 2023 e anos seguintes.
- Como inovar em um delivery?
O primeiro passo para inovar no delivery é adotar um serviço que una o melhor da tecnologia e logística para gerar mais eficiência ao seu atendimento, boas experiências para o seu cliente e maior faturamento para o seu negócio.
Por isso, descubra como escolher a melhor maneira de aplicar o delivery no seu negócio e impulsionar seus lucros.