Ramo alimentício: 5 dicas para você abrir seu próprio negócio

 

Se você pensa ou já pensou em como abrir seu próprio negócio no ramo alimentício, saiba que este continua sendo um dos mais promissores do mercado, especialmente graças ao serviço de delivery oferecido pela maioria dos restaurantes.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) mostram que apenas nos primeiros meses do ano de 2022 o faturamento chegou a R$ 385 bilhões.

Estes dados mostram que ainda vale a pena investir no ramo alimentício, por isso, o blog da Box preparou algumas dicas importantes para você ter sucesso em seu negócio. Confira.

 

Você vai ler sobre:

  • Vale a pena abrir um negócio no ramo alimentício?
  • 5 Dicas importantes para abrir seu negócio
  • Qual o melhor negócio para abrir no ramo alimentício

 

Vale a pena abrir um negócio no ramo alimentício?

 

O contínuo crescimento do setor mostra que os grandes acontecimentos no mundo e as inovações tecnológicas do mercado de restaurantes criaram nos últimos anos novas tendências de consumo que fizeram os negócios se expandirem, em vez de desaparecerem em meio às crises.

Uma delas é o delivery, que tornou-se essencial no período de isolamento social, tanto para os consumidores quanto para os lojistas e parceiros que puderam garantir o sustento de suas famílias em meio a pandemia.

Por isso, saiba como investir nesse negócio sólido que só tem a crescer ainda mais, veja nossas dicas, que servem tanto para quem já é um empreendedor do ramo alimentício, quanto para quem pretende ingressar no mercado.

 

5 Dicas importantes para abrir seu negócio

 

Como já vimos até aqui, o ramo alimentício continua sendo um dos melhores segmentos de negócio e para impulsionar este empreendimento, o delivery se destaca como um dos serviços mais utilizados pelos consumidores.

Tanto é, que está entre as principais tendências de mercado para 2023. Não é à toa que um estudo realizado pela Kantar comprovou que um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana.

Por isso, enumeramos de forma prática e rápida algumas dicas importantes para abrir o seu negócio no ramo alimentício e incluir o delivery para impulsionar os lucros.

  • Faça uma boa análise entre você e o perfil de negócio

Entenda por que esse investimento faz sentido para você e perceba se você realmente se identifica com esse nicho de atividade, para que não se torne pesado e cansativo a ponto de lhe fazer desistir.

  • Avalie a capacidade de investimento

Pesquise a fundo sobre os valores a serem investidos em um novo negócio ou em uma franquia e veja se eles estão dentro das suas finanças. Para isso é importante colocar todos os gastos na ponta do lápis.

  • Analise os concorrentes

Confira os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, estude os diferenciais, as ações, e tudo que atrai o público ao seu produto ou serviço. Assim, você poderá elaborar melhores estratégias de ação.

  • Pesquise sobre a franqueadora

Caso você opte por uma franquia, estude sobre a franqueadora, sua atuação, investimentos e todos os dados necessários para que você sinta confiança em aplicar o seu dinheiro.

Estude também sobre o documento Circular de Oferta de Franquia, um tipo de minuta de contrato obrigatório para o negócio.

  • Conheça os franqueados

Outra dica também para conhecer mais sobre a franquia é conhecer os franqueados. Visite as operações, veja o modelo de negócios aplicado, como funciona e as regras de contrato que deverá cumprir como franqueado.

Aproveite e veja também nossa matéria no blog da Box com dicas de como usar o marketing digital para alavancar seu comércio!

 

Qual o melhor negócio para abrir no ramo alimentício

 

É certo que o ramo alimentício tem muito a oferecer! Por isso não existe um negócio específico que seja garantia de sucesso. A melhor dica, neste caso, é escolher com sabedoria onde e em que nicho empreender;

  • Pesquise sobre o mercado na sua região
  • Estude o público e suas necessidades
  • Investigue a concorrência
  • Invista no seu talento e veja se ele atende ao público local

E some isso a todas as dicas que demos acima. Não esqueça de aproveitar e incluir o delivery em seu negócio para aumentar ainda mais o seu faturamento e fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos e serviços.

Se ainda resta alguma dúvida, clique aqui e conheça os benefícios do delivery para o seu negócio.

E continue nos acompanhando aqui no Blog da Box para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de restaurantes e delivery!

 

 


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