Tendências de Mercado para restaurantes: confira 6 dicas para incluir no seu negócio.

 

Quem comanda um restaurante precisa estar ligado nas tendências de mercado para 2023, pois elas vão ditar as regras para que o seu negócio não fique fora do que anda em alta entre os clientes, concorrentes e fornecedores.

Pensando nisso, o blog da Box preparou um conteúdo especial para você lojista, empreendedor ou comerciante que sabe a importância de estar preparado para os desafios que virão ao longo do ano. Confira!

 

Você vai ler sobre:

 

  • Perspectivas para o setor alimentício em 2023
  • Dica 1: Driblando as consequências da inflação
  • Dica 2: Invista em tecnologia
  • Dica 3: Marketing digital para impulsionar o seu negócio
  • Dica 4: Investir em uma empresa de delivery
  • Dica 5: Sustentabilidade e questões socioambientais
  • Dica 6: Comida artesanal

 

Perspectivas para o setor alimentício em 2023

 

Nos últimos anos o setor alimentício vem sofrendo inúmeras transformações, seja em qualidade de produtos e serviços, experiência do cliente, canais de vendas, modelos de negócios ou tecnologia para restaurantes.

O fato é que o setor não para de inovar para atender os mais diversos públicos em qualquer tipo de circunstância, como por exemplo, durante o isolamento social imposto pela pandemia, onde o serviço de delivery teve um crescimento exponencial, impulsionando a geração de emprego e renda.

Apesar disso, especialistas afirmam que as previsões econômicas para este ano não são muito favoráveis, uma vez que os donos de restaurantes terão que lidar com a inflação em crescimento e o cenário de incertezas que cercam a nova política econômica no país.

Mas apesar do cenário desfavorável, empreendedores poderão superar esses desafios mais uma vez investindo em ideias e inovações que ajudarão na otimização de processos, fidelização de clientes e outras soluções para garantir um bom faturamento mesmo em tempos de crise.

Por isso, anote essas dicas e veja como aplicar em seu restaurante ainda este ano.

 

Dica 1: Driblando as consequências da inflação.

 

Com o aumento da inflação, o lojista enfrentará um aumento significativo nos custos com insumos, que inevitavelmente serão repassados para para seus clientes, podendo comprometer a frequência com que ele consome seus produtos e serviços.

Para driblar esse problema, o empreendedor poderá adotar pequenas estratégias que ao final, farão uma grande diferença no faturamento de seu negócio, como:

  • Alterar itens do cardápio, segurando os preços
  • Negociar com fornecedores de confiança para manter os preços
  • Investir em boas estratégias de marketing digital para restaurantes
  • Melhorar a gestão de desperdícios e insumos
  • Treinar funcionários para otimizar o serviço
  • Escolher embalagens mais práticas, eficientes e com baixo custo

Aproveite e confira essas dicas do blog da Box sobre como escolher a melhor embalagem para o seu delivery.

 

Dica 2: Invista em tecnologia

 

O avanço tecnológico é cada vez mais evidente e ele já chegou no mundo dos negócios. Nos EUA, grandes redes já utilizam a tecnologia para restaurantes a fim de alcançar mais excelência nos processos internos, fidelização e na melhoria da experiência do cliente.

Investir em tecnologia como ferramenta para impulsionar os resultados do seu restaurante significa otimizar processos internos, cortar custos, melhorar a experiência de consumo dos seus clientes e aumentar o seu faturamento.

Além disso, com a tecnologia para restaurantes você poderá dominar as informações do mercado e assim poder traçar estratégias mais assertivas e eficazes para sair na frente da concorrência.

O grande desafio que o domínio da tecnologia soluciona é processar e cruzar uma grande quantidade de dados e informações, gerando maneiras práticas e eficazes de aplicá-los.

Outra grande vantagem da tecnologia para restaurantes é que ela pode ser aplicada tanto para delivery quanto para o serviço local.

Adotar ferramentas que usam a tecnologia trará o diferencial que vai destacar o seu negócio da concorrência, otimizar seus processos internos, garantir a satisfação do seu cliente e gerar mais lucros para a sua empresa.

 

Dica 3: Marketing digital para impulsionar o seu negócio

 

Uma pesquisa do Sebrae e FGV mostrou que 70% das empresas passaram a fazer uso das estratégias digitais para criar uma relação com os clientes. Isso revela o nível de importância que os comerciantes estão dando aos recursos digitais para fazer seus negócios crescerem.

Por isso, a comunicação tem o poder de reforçar e divulgar a imagem da marca para outros consumidores conscientes, que passarão a conhecer e lembrar do seu negócio quando desejarem a experiência e os produtos ou serviços que a sua empresa vai oferecer.

E é aí que entram as estratégias digitais para restaurantes e delivery.

  • Criando conteúdo direcionado e de qualidade em canais de comunicação
  • Impulsionando o engajamento no instagram e outras redes sociais
  • Criando ações para fortalecer o branding da marca (posicionamento, propósito e valores)
  • Promovendo experiências satisfatórias para o cliente e muito mais.

E se você é proprietário ou gerencia um restaurante ou negócio de produtos ou serviços, conheça as vantagens de adotar as soluções Box Delivery para o empreendimento.

 

Dica 4: Investir em uma empresa de delivery

 

O serviço de delivery se mostrou uma estratégia muito eficiente para os empreendedores que desejam expandir o seu negócio, conquistar mais clientes e melhorar o faturamento de seu restaurante. Não é a toa que o serviço é uma das tendências de mercado para 2023, como você pode conferir na matéria do blog da Box.

Assim, tanto os antigos quanto os novos empreendedores têm investido neste modelo de entrega. Inclusive, restaurantes virtuais, conhecidos como dark kitchen ou ghost kitchens, que atendem exclusivamente por delivery, são uma tendência que vem crescendo bastante ao longo dos anos.

Para atender essa demanda e garantir a eficiência nas entregas, uma vez que elas são a fase mais importante na experiência do cliente final, capazes até de garantir a fidelização a uma marca, a Box Delivery vem desde 2016 expandindo esse mercado oferecendo o melhor da logística e tecnologia para garantir o sucesso do last mile delivery em seu negócio.

Por isso, descubra por que vale a pena optar por uma empresa de delivery em vez do serviço próprio de entregas. Aqui na Box oferecemos as melhores taxas tanto para lojistas quanto para entregadores. Além dessas, outras vantagens fazem da nossa plataforma a escolhida dos melhores restaurantes e franquias em todo o país.

Visite nosso site e conheça os parceiros que já confiam nos serviços da Box Delivery e entre para este time de sucesso!

 

Dica 5: Sustentabilidade e questões socioambientais

 

Sustentabilidade e questões socioambientais já ganharam grande importância na sociedade e nos últimos anos os consumidores estão mais exigentes em relação a negócios que valorizam e investem no tema.

Entre as ações sustentáveis que restaurantes precisam estar atentos, estão:

  • Desperdícios (alimento, água, energia, etc)
  • Abuso de alimentos transgênicos
  • Redução do lixo
  • Compensação do carbono
  • Uso de energia limpa
  • Negócios sustentáveis

Dica 6: Comida artesanal

Comida artesanal tem atraído muitos clientes, afinal, a modernidade também serve para valorizar antigos costumes. O que antes era uma necessidade, hoje se transformou em tendência de mercado para restaurantes, e muitos lojistas tem conquistado bons resultados!

Além do modo de produção mais autêntico e feito de forma manual, a comida artesanal também abraça outra tendência que tem crescido bastante no mercado de restaurantes, a alimentação saudável, que acompanha os investimentos em melhora no estilo de vida que muitas pessoas estão adotando.

Negócios que se dedicam a produção de comida no estilo slow food, também estão abrindo espaço para que culturas regionais sejam mais conhecidas, divulgadas e caiam no gosto popular, por isso não é uma tendência apenas para grandes restaurantes, mas pequenos empreendedores tem a chance se destacar no ramo alimentício através da comida artesanal.

Inclusive, com o estabelecimento do delivery, pequenos lojistas nem precisam mais de um espaço físico para comercializar seus produtos e essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre os empreendedores, por isso, investir em comida artesanal é nossa última deste artigo.

Agora que você já conhece as principais tendências do mercado de restaurantes, prepare-se e coloque em prática tudo que te ensinamos aqui para ter sucesso garantido no ano que está começando!

Confira o Blog da Box e aproveite mais dicas sobre este e outros temas relevantes para o seu negócio!

 

 


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