Last Mile: o que é e como impacta na operação do seu delivery

 

Last Mile é traduzido como “última milha”, pois diz respeito a última etapa do trajeto de um produto, da loja ou centro de distribuição até o consumidor final. Essa é considerada uma das fases mais importantes na gestão logística e uma das estratégias comerciais mais eficientes para a fidelização do cliente.

Continue conosco e saiba mais sobre Last Mile, uma das soluções que os nossos clientes encontram na Box Delivery.

 

Você vai ler sobre:

 

  • Como o Last Mile impacta sua operação
  • A importância do last mile no Brasil
  • Descubra como o last mile pode otimizar as vendas no seu negócio
  • Quais são os maiores desafios da operação last mile? 
  • Como otimizar a operação last mile do seu delivery

 

Como o Last Mile impacta a sua operação

 

 

Embora seja a etapa final do processo logístico, o last mile é considerado uma das fases mais importantes da compra, porque marca a entrega do produto nas mãos do destinatário, finalizando a experiência do cliente.

 

É nesse momento que o consumidor vai refletir sobre o seu nível de satisfação com o lojista, o fornecedor, o entregador e com o processo como um todo, por isso, investir no last mile é a forma mais eficiente de melhorar o desempenho dos indicadores logísticos.

 

No mundo da logística empresarial, esses indicadores permitem que os gestores tenham conhecimento de informações sobre o desempenho dos vários setores da empresa, especialmente os que necessitam de mais investimentos e atenção.

 

Os indicadores logísticos monitoram os KPIs a partir da coleta de dados confiáveis e precisos que permitem que o gestor:

 

  • Aponte as falhas e causas da queda de qualidade;
  • Aumente a produtividade de setores;
  • Tome decisões mais assertivas;
  • Promova maior segurança dos dados;
  • Melhore a qualidade no processo de atendimento.
  • Proporcione mais satisfação a experiência do cliente,
  • Fidelize mais consumidores

Tudo isso ajudará a melhorar a operação no seu negócio, a qualidade no atendimento aos seus clientes e consequentemente, o faturamento da sua empresa.

 

A importância do last mile no Brasil

 

Aqui no Brasil o mercado já se deu conta da importância do last mile para as empresas, em especial aquelas que já oferecem essa opção de entrega. Não é à toa que o faturamento desses negócios aumentou em mais de R$ 160 bilhões só em 2021.

Especialistas afirmam que este mercado só tem a crescer, como temos visto no pós pandemia. Aproveite e confira nosso artigo que mostra o delivery como uma das principais tendências do mercado para 2023.

Embora seja uma tendência no momento atual, o delivery não é mais novidade para os clientes da Box, que é focada em trazer soluções que buscam otimizar a etapa mais importante do processo logístico e vem, desde 2016, oferecendo este serviço.

Por isso, Entenda porque você deve optar por uma empresa de delivery e não um delivery próprio para o seu negócio crescer sem preocupações, altas despesas e dores de cabeça.

 

Diminuindo custos:

 

Os sistemas de roteirização tem se destacado no mercado de restaurantes com delivery por reduzir os custos logísticos e preservar as margens de lucro do negócio.

Com ela, conseguimos otimizar o processo e fazer com que um mesmo entregador faça diversos pedidos sem que percam a qualidade, com uma rota cuidadosamente calculada.

 

 

Evitando atrasos e imprevistos: 

 

A etapa final de entrega do produto ao destinatário pode envolver mais de uma rota, tráfego intenso, engarrafamentos, chuvas, acidentes, pistas mal acabadas e outros imprevistos que podem prejudicar a experiência do cliente.

Para evitar que esses atrasos e imprevistos prejudiquem a entrega, é preciso uma estratégia para contornar essas questões, como uma boa logística, com sistemas de roteirização, onde você e/ou sua equipe podem monitorar as estradas e os entregadores em tempo real, podendo adaptar o roteiro sempre que necessário.

 

Atendendo a expectativa do cliente:

 

Com o crescimento do delivery e as novas exigências geradas pelas mudanças nas relações de consumo, os padrões de eficiência também cresceram nos grandes players do mercado, o que se estende aos demais negócios que desejam faturar oferecendo também experiências de ponta.

Ao implementar um delivery eficiente em seu negócio, você consegue evitar que seu cliente passe por frustrações e ainda tem a chance de oferecer ferramentas e canais que aproximem a sua marca do seu consumidor, podendo atender melhor suas necessidades e expectativas.

 

Integração de processos:

 

Sistemas defasados e processos mal integrados tendem a prejudicar a gestão das entregas, gerando prejuízos inclusive à sua marca diante do cliente e do mercado.

Se sua empresa tiver sistemas defasados e processos pouco integrados, a gestão das entregas fica sujeita a erros. Por sua vez, isso pode gerar sérios prejuízos e atrasos, além de afetar significativamente sua imagem no mercado.

Por isso é fundamental que todas as atividades logísticas estejam integradas em um mesmo sistema, com uma tecnologia que reúna todo o processo em um só lugar e ainda seja de fácil acesso para que você, lojista, possa monitorar tudo.

 

Como otimizar a operação last mile do seu delivery?

 

Além das tecnologias citadas nos itens anteriores, há uma série de boas práticas que podem ser decisivas para otimizar o last mile na sua logística. Confira nossas dicas e adapte-as à realidade do seu negócio:

  1. Estruture processos: em meio as etapas do processo logístico é importante mapear cada fase, a fim de entender e gerenciar melhor o delivery.
  1. Tenha um planejamento estratégico: estruture os demais processos para que o last mile delivery não seja prejudicado.
  1. Diversifique os modelos de transporte: uma frota diversificada pode aumentar a viabilidade de envios, ampliando o seu ramo de atendimento.
  1. Conte com a tecnologia: para aprimorar a gestão e superar os desafios de logística tornando sua empresa mais ágil e competitiva, você precisa contar com a tecnologia.

É pensando em atender essas e outras necessidades dos lojistas, que a Box Delivery oferece o melhor em last mile e tecnologia, impulsionando vários ramos de negócios, dos mais variados nichos e tamanhos, sempre com a solução certa para cada um deles.

Clique aqui e descubra como a Box pode otimizar o seu negócio e garantir melhores resultados e o faturamento que você deseja alcançar.


CATEGORIAS
Appapp de entregasBenefícios INSSCampanhascardápiocardápio para deliverycomérciodeliverydelivery própriodicasentregadorentregas por deliveryEstágio na BOXhead comercialHubsinovações no deliverylast milelogísticalojistamaio amarelomarketing digitalMEImercado de restaurantesMicro empreendedor individualmotoboyramo alimentíciorestaurantesrestaurantes com deliverySem categoriasetor comercialtecnologiatendências de mercado 2023